sábado, 3 de novembro de 2007

Dica de Leitura


Futebol por todo o mundo – diálogos com o cinema

Muitas pessoas afirmam que a produção acadêmica acerca do futebol é pequena. E também podemos notar que o cinema brasileiro nunca foi dos mais fortes, só agora dá mostras de que podemos fazer muito bonito pelo mundo afora. Agora, imaginem vocês a junção do cinema com o futebol. Pois é, temos poucos exemplares dignos.


Pensando nesta reunião, um tanto quanto insólita, foi que o professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro organizou o livro: “Futebol por todo mundo – diálogos com o cinema”, 2006, 147 páginas, da editora FGV.


A publicação é um apanhado de artigos acadêmicos que analisam as relações do esporte com a sociedade pelo futebol, mostrado através das películas cinematográficas. Para quem não está acostumado à linguagem acadêmica pode se sentir um pouco desconfortável pela forma como é feita um artigo científico. Mas mesmo assim, se você gosta de cinema e futebol perceberá que este tipo de livro pode ser muito interessante para ampliar seu horizonte de conhecimentos, sobretudo de futebol.

O filme mais citado é “Bend it like Beckham”, ou em português “Driblando o destino”, de 2002. Não por acaso, este longa-metragem tem importância considerável nos dias atuais, já que David Beckham é um dos maiores ídolos do esporte mundial, nesta era da globalização. A análise feita pelos autores dos artigos demonstra como o futebol é um terreno fértil para a observação das relações humanas e seus problemas contemporâneos, como: descriminação de gênero, raça e cultura; subversão dos valores familiares mais tradicionais e os problemas de ascensão social por meio do trabalho.


Outro filme mencionado foi “Jerry Maguire”. Apesar dele tratar especificamente do futebol americano, a autor do artigo – o co-organizador do livro, Marcos Alvito - traz a referência das relações comerciais que envolvem o esporte de alto nível nos dias de hoje.


Um grande exemplar de bom cinema sobre futebol é “Garrincha, a alegria do povo”, que mereceu também constar no livro. O artigo, publicado por José Sérgio Leite Lopes como tese de pós-doutorado, é uma bem feita análise de como o documentário que retratou as mazelas da vida de um dos mais geniais craques brasileiros de todos os tempos. Seu enterro, a comoção do povo nos estádios, principalmente os geraldinos do Maracanã foram alvos do olhar atento do diretor do cinema-novo brasileiro, Joaquim Pedro de Andrade e também da percepção e conhecimento de José Sérgio.


Para finalizar o que realmente representa o futebol para esses autores, cito uma passagem quase que final do livro, de Antonio Holzmeister Oswaldo Cruz, ao analisar o futebol através do filme “Fever Pitch” (Febre de Bola): “O futebol possui muitas outras utilidades, ou finalidades, para alem do resultado em si ou da tabela com seu time de ponta, impressa no tablóide esportivo nas segundas-feiras. Serve também para fazer dinheiro ou inspirar obras-de-arte, como mostram outros capítulos deste livro. Serve, da mesma forma, para pensar a sociedade”.


Rodrigo Freitas

Nenhum comentário: